Tendências: Viagens de automóvel em 2022
De acordo com o relatório, "A Evolução das Viagens: CarTrawler's Consumer Trends for 2022", as pessoas adoram viajar, mas também estão ansiosas por opções mais seguras, alternativas sustentáveis, e maior comodidade quando viajam.
O resultado final: apesar das preocupações de saúde relativas à COVID-19, os viajantes têm uma sensação esmagadora de desejo de viajar, com 77% a expressar emoções positivas em torno das viagens. Estão também mais conscientes do que nunca sobre aspectos relacionados com o ambiente, com 73% dos viajantes dispostos a pagar mais para alugar um carro ecológico - até mais 22 dólares americanos por dia - e 52% a preferir companhias aéreas que se comprometeram a ser neutras em carbono. Os viajantes estão também ansiosos por ofertas através de dispositivos móveis que facilitem o processo de reserva e lhes permitam gerir todo o seu itinerário.
Da ansiedade em viajar às novas aventuras
Os viajantes dos EUA e do Reino Unido sentem-se bem em viajar - mais de metade dos inquiridos (51%) esperam fazer mais viagens de lazer domésticas durante o próximo ano, enquanto 43% esperam viajar internacionalmente. No entanto, os viajantes também têm sentimentos mistos sobre os regulamentos de saúde.
- 53% pensam que os fornecedores de viagens estão a informar o suficiente - e a ser mais do que transparentes - sobre as suas políticas relativas à COVID-19. Entretanto, mais de um terço (37%) gostaria de ver mais clareza em torno destas políticas.
Curiosamente, novas regras e regulamentos, tais como limpeza, incutiram mais confiança em voar entre 34% dos viajantes, e 41% dizem que se sentem mais seguros e que há mais limpeza nos voos agora do que antes.
- 60% dos viajantes cuja última viagem foi há mais de uma ano, dizem estar preocupados com a sua saúde e segurança física se viajassem agora ou num futuro próximo, em comparação com apenas 36% dos viajantes que fizeram viagens no ano passado.
- Apesar disto, os viajantes continuam à procura de mais flexibilidade, com 73% a considerar que estariam dispostos a gastar mais com seguros de voo agora do que antes.
A facilidade é determinante
Ao longo da pandemia, especialmente com a transição para o trabalho remoto e híbrido, as pessoas habituaram-se mais à utilização de serviços e aplicações em nuvem. As viagens e o turismo devem acomodar esta mudança, oferecendo aos viajantes mais opções de conveniência e flexibilidade.
- 61% dos viajantes querem um processo de reserva mais fácil; mais de metade (51%) desejam que haja uma única aplicação móvel a partir da qual possam gerir todas as componentes da sua viagem.
- Quase metade (49%) dos viajantes dizem que comprariam uma única aplicação de viagem se esta contivesse todos os elementos essenciais para a viagem, incluindo bilhetes, itinerários, passaportes e passaportes de vacinas.
- Mais de metade dos viajantes (55%) afirmaram que gostariam de reservar voos e carros de aluguer ao mesmo tempo.
Quando se trata de utilizar aplicações móveis de viagem, a divisão geracional é bastante acentuada – 43% dos Millennials, 36% dos Gen Z e 31% dos Gen X utilizaram uma aplicação móvel de viagem de avião ou de aluguer de automóveis para reservar o transporte, em comparação com apenas 15% dos Boomers.
Tornar-se Verde
Os viajantes nos EUA e no Reino Unido estão cada vez mais interessados em opções mais ecológicas, e estão dispostos a pagar por isso.
- Mais de metade dos viajantes (55%) preferem alugar um carro amigo do ambiente do que uma viatura a gasolina, e um terço (33%) prefere alugar veículos eléctricos.
- A experiência com o aluguer de automóveis ecológicos tem-se mostrado geracional - 69% do Gen Z e 68% dos Millennials alugaram veículos sustentáveis, enquanto que apenas 40% do Gen X e 8% dos Boomers alugaram carros deste tipo.
- Os viajantes dos EUA disseram que estariam dispostos a gastar 22 dólares em média e os viajantes do Reino Unido mais 14 libras por dia para além do preço padrão para alugar um veículo amigo do ambiente.
- No entanto, dois terços (66%) dos viajantes dizem que as empresas de aluguer de automóveis não deveriam cobrar mais por opções ecológicas.
Viajantes de Avião vs. Viajantes de carro
Quando questionados sobre os seus meios de transporte preferidos, as viagens aéreas ultrapassam por pouco os veículos automóveis. Contudo, os viajantes podem estar a demonstrar uma tendência de mudança - desde o início da pandemia, 85% dos viajantes já realizaram viagens rodoviárias.
- Os Gen Z (74%) e Millennials (72%) que fizeram uma viagem de carro dizem que o fizeram pela primeira vez, e que alugaram um carro em vez de utilizarem um veículo próprio durante a pandemia, em comparação com 49% dos Gen X e 16% dos Boomers.
Fonte: "The Evolution of Travel: CarTrawler’s Consumer Trends for 2022” que pode ser acedido aqui.
03 Fevereiro 2022